Buscar
  • silviarpsicologa

Lidar com a ansiedade

Atravessamos momentos de grande incerteza e como tal é normal sentir ansiedade. Sente ansiedade porque não sabe o que vai acontecer, porque o resultado de algo não depende só de si, porque teme que aconteça algo menos bom.

Primeiro que tudo, comece por fazer as pequenas coisas que consegue controlar. Divida grandes objetivos em pequenas etapas, um passo de cada vez e cada objetivo alcançado é uma vitória e deve recompensar-se pelas vitórias.

Perante as derrotas, veja o que falhou e volte a tentar. Com outra estratégia e alguma ajuda, desta vez as suas probabilidades serão maiores.

Esses pensamentos negativos teimam em aparecer? Enfrente-os e combata-os como se fosse um sargento em batalha. O inimigo aparece? Envie quatro outros pensamentos para combatê-lo.

Está exausto? É hora de parar, fechar os olhos e respirar lentamente e profundamente. Inspire pelo nariz e expire lentamente pela boca.Tire uns belos minutos para concentrar-se apenas em si, na sua respiração e afastar as preocupações. Mais tarde quando tiver recuperado forças, estará pronto novamente a combater.

Construa uma imagem capaz de o acalmar, pode ser uma praia deserta onde possa sentir, ouvir e cheirar a maresia, pode ser um momento de silêncio em que vislumbra a beleza de um céu estrelado ou a memória de um momento em que se sentiu em segurança e confortável. Quando a ansiedade for demasiada, feche os olhos e tente imaginar esta cena o mais detalhadamente possível.

Tente estas pequenas dicas. Verá que farão a diferença.


6 visualizações

Psicóloga Sílvia Rodrigues

  • Facebook

960055942

Rua das Mercês 41, Funchal, Portugal